Dra. Paula Gomes-25

Fios

de PDO

Existe um mito no imaginário dos pacientes de que o fio de PDO pode elevar o rosto como mágica. Isso não é verdade. Vamos começar entendendo o que de fato é o PDO e como ele funciona.

A polidioxanona ou PDO é uma substância absorvível que tem o efeito bioestimulador. Ela vem na forma de fios e estimula a pele a produzir colágeno e elastina na região em que foi injetada. Em seis meses, o PDO terá sido totalmente absorvido, e o que restará é a malha de colágeno produzida na pele, que pode durar até dois anos.

Alguns fios de PDO são espiculados, ou seja, são fabricados na forma de fios com espículas (garrinhas), e são usados para arrastar os tecidos da face na direção superior, para cima. Além de levantar o tecido que ficou preso nas espículas, dando um leve efeito de estiramento à pele, forma-se colágeno ao redor do fio, e esse colágeno melhora a espessura e o aspecto da pele. Mas esse efeito é discreto e fulgaz - qualquer promessa diferente disso é enganosa.

Os fios de PDO sem espículas não puxam nada, e são usados para bioestímulo de colágeno. A grande desvantagem desses fios é o custo: um bom efeito bioestimulador com fios é mais caro para o paciente do que com Sculptra ou Radiesse, por exemplo. Por isso, atualmente uso fios de PDO principalmente em áreas em que não é indicado usar outras substâncias, como glabela, testa, região periocular e pálpebras inferiores. Ou se o orçamento do paciente comportar, em associação com outras técnicas pra bioestímulo.